Marine Pollution Control Simulator (MPCS) – EVENTO FINAL

Marine Pollution Control Simulator (MPCS) é uma ferramenta cloud-based facilmente acessível através de diferentes plataformas (telemóveis, tablets ou portáteis), que permite a formação, os exercícios, a avaliação de desempenho, do controlo da poluição marinha, a vários níveis.

Este projeto, financiado no âmbito do programa da União Europeia através da Union Civil Protection Mechanism (UCPM) é composto por um consorcio de 4 parceiros nacionais e 1 parceiro espanhol.

Do consórcio fazem parte a Qualiseg – Engenharia e Gestão, lda, uma empresa portuguesa que desenvolve projetos na área de investigação e inovação. A Direção Geral da Autoridade Maritima Nacional através da Direção de Combate à Poluição do Mar, organismo público que tem como missão estabelecer os procedimentos de natureza técnica relativos à vigilância e ao combate à poluição do mar, bem como coordenar e dirigir operações de combate à poluição do mar. A Universidade de Coimbra através da Faculdade de Ciências e Tecnologia, que através das suas unidades de investigação tem tido um papel ativo na criação de conhecimento e na transferência o mesmo para a sociedade. O Instituo Profissional de Transportes e Logística da Madeira, uma escola profissional que desenvolve ao longo dos anos cursos de formação profissional na área marítima. E, o Grupo EVM, parceiro espanhol, que se dedica ao desenvolvimento de tecnologia e inovação aplicada a várias áreas.

Este projeto, com a duração de 2 anos, cujo início foi em março de 2022, chega agora ao fim e com o sentimento de missão cumprida, uma vez que o protótipo está pronto e passou nos testes realizados sendo uma ferramenta que pode ser útil para várias entidades nas mais variadas áreas de atuação.

Nesta circunstância, faremos também apresentação pública do projeto às entidades e comunidade, que acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2024, das 10h às 12h no Auditório Vasco da Gama.

Este evento realizar-se-á em formato híbrido, pelo que os interessados podem assistir presencialmente ou através do link que será disponibilizado numa data mais próxima do evento.

As inscrições devem ser feitas até dia 19 de fevereiro através do link na imagem.