Sobre o IPTL

O IPTL é um estabelecimento de ensino e formação, constituído em 2007, iniciando a sua atividade no ano letivo 2008/2009, contribuindo para o aumento e melhoria da oferta dos percursos educativos e formativos indo ao encontro das necessidades do mercado e assegurando a modernização da sociedade madeirense.

Com o cariz de instituição de natureza privada, prosseguindo fins de interesse público e desenvolvendo as suas atividades culturais, científicas, tecnológicas e pedagógicas sobre a tutela da Secretaria Regional de Educação e certificação do Instituto para a Qualificação, IP-RAM.

Renovar práticas e modelos pedagógicos do ensino profissional, integrando componentes de formação especializada que permita a entrada na vida ativa ou o prosseguimento de estudos a nível superior é uma das metas do IPTL.

O IPTL, está igualmente habilitado, no âmbito do protocolo celebrado com a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), para a formação destinada à marinha de comércio e pescas, náutica de recreio e Convenção STCW (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers).

Ao longo destes anos, o IPTL tem conseguido ser a instituição de referência na formação marítima. Neste contexto, e visando o início ou a progressão na carreira, cumprindo com os exigentes requisitos que os percursos profissionais da Marinha de Comércio (que inclui o tráfego local) e das Pescas impõem, as diversas formações têm permitido um vínculo de proximidade entre entidades empregadoras, alunos e Instituto.

Missão e Objetivos

Missão

O IPTL pretende responder ativamente às crescentes exigências e expetativas dos jovens, menos jovens e diferentes instituições do respetivo tecido social em que estão inseridos, no âmbito dos recorrentes desafios educativos, económicos e culturais. Oferecendo assim, um serviço que se destaca pela pertinência dos projetos, pela adequação à realidade e pela consonância com os requisitos e necessidades identificadas.

Objetivos:

  • A SATISFAÇÃO DO CLIENTE EXTERNO – Adotar uma forte orientação para a satisfação do cliente, no sentido de ser reconhecido como fornecedor de um serviço de qualidade, promovendo relações de parceria e garantindo o suporte pré e pós-prestação do serviço.
  • A SATISFAÇÃO DO CLIENTE INTERNO – Promover a criação de condições capazes de garantir a satisfação e motivação dos seus colaboradores e dispor de uma equipa motivada e orientada para o sucesso da entidade pelo trabalho em equipa.
  • FIDELIZAÇÃO DE SUBCONTRATADOS/ FORNECEDORES – estabelecer relações comerciais assentes numa base de compromisso de satisfação e respeito mútuos e de estreito cumprimento dos termos dos vínculos estabelecidos.
  • MELHORIA CONTÍNUA – Assegurar o cumprimento dos requisitos aplicáveis e a manutenção e atualização do Sistema de Gestão da Qualidade numa perspetiva de melhoria contínua ao nível da otimização dos processos internos visando uma cada vez maior adequação às necessidades emergentes

Áreas de formação

Comércio
Marketing e Publicidade
Secretariado e Trabalho Administrativo
Ciências Informáticas
Eletricidade e Energia
Eletrónica e Automação
Engenharia Química
Construção e Reparação de Veículos a Motor
Arquitetura e Urbanismo
Floricultura e Jardinagem
Pescas
Hotelaria e Restauração
Turismo e Lazer
Serviços de Transporte
Proteção do Ambiente
Proteção de Pessoas e Bens
Segurança e Higiene no Trabalho

Certificações

Parcerias