Sessão informativa sobre o Parlamento Europeu – “Roteiro das Eleições”

No passado dia 29 de novembro, teve lugar no IPTL uma sessão informativa sobre o Parlamento Europeu, intitulada “Roteiro das Eleições”, inserida na primeira fase do concurso escolar #aminhavoznaUE.

#aminhavoznaUE promovido pelo Centro de Informação Europe Direct Madeira, em parceria com a Secretaria Regional de Educação e a Deputada ao Parlamento Europeu Cláudia Monteiro de Aguiar, visa capacitar os jovens através do debate e partilha de ideias, para a importância do Parlamento Europeu e o impacto da sua ação no dia-a-dia dos cidadãos, e fomentar a participação nas eleições europeias de 2019.

A sessão “Roteiro das Eleições” contou com a presença do coordenador do Centro Europe Direct Madeira, Dr. Marco Teles, que falou aos jovens sobre o projeto europeu e a responsabilidade que todos nós, enquanto cidadãos da UE, temos em participar na votação das próximas eleições europeias. O orador, convidado pela equipa “Eclésia – IPTL”, Dr. Nuno Teixeira, na qualidade de ex-eurodeputado, seguindo a mesma linha de pensamento, alertou para a importância do voto, assim como elucidou o público para o papel fundamental da UE no desenvolvimento regional, nomeadamente na área da educação e formação.

A sessão culminou com uma atividade interativa, orientada pela equipa “Eclésia – IPTL”, que consistiu na apresentação de um vídeo, com música escrita e interpretada por um elemento da equipa, onde faziam parte testemunhos e opiniões de alguns elementos da comunidade escolar sobre a temática. A segunda parte da atividade consistiu na construção de um puzzle, permitindo a envolvência do público, cujo objetivo foi o de transmitir a ideia de que cada um de nós é uma peça fundamental na construção do projeto europeu.