Edital Provas de avaliação dos conhecimentos e competências para ingresso no ensino superior para os alunos dos cursos profissionais de dupla certificação de nível secundário e dos cursos artísticos especializados 2021.

O PTL vem comunicar-vos que a Universidade da Madeira criou, na sua página institucional, o sítio https://www.uma.pt/admissao/vias-profissionalizantes/provasdeavaliacao onde concentra as informações sobre o concurso especial para acesso a licenciaturas para detentores de dupla certificação de ensino secundário (por cursos profissionais e cursos artísticos especializados).

Na Universidade da Madeira, a inscrição na Prova de Conhecimentos e Competências decorrerá entre 31 de maio e 23 de junho, através de plataforma http://candidaturas.uma.pt

Quem obtiver aprovação na Prova, poderá apresentar candidatura a até 3 aos cursos de licenciatura, ministrados na Rede Sul e Ilhas que abram vagas para este contingente. A candidatura ao ensino superior decorrerá no site da DGES em calendário a definir.

Por favor não hesitem em nos contactar se necessitarem de mais alguma informação adicional.

Lista dos Cursos da UMa / Códigos CNAEF dos cursos de dupla certificação que podem apresentar candidatura aos cursos da UMa / Vagas dos cursos da UMa

A prova é constituída por 2 partes:

A – Língua e Cultura Portuguesa realizada por todos os candidatos

B – Prova Específica realizada pelos candidatos em função do curso de dupla certificação/cursos artísticos especializados que concluiu e do curso de licenciatura a que se pretende candidatar.

1.º Ciclos da UMa Prova Áreas CNAEF de cursos de dupla certificação de ensino secundário que dão acesso ao curso da UMa
Artes VisuaisLíngua e Cultura Portuguesa e História da Cultura e das Artes214
BiologiaLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática* ou

Biologia*

524, 541

Direção e Gestão HoteleiraLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática* ou

Economia*

811, 812

Educação Física e Desporto**Língua e Cultura Português e Psicologia* ou

Economia*

Enfermagem***Língua e Cultura Portuguesa e Biologia724, 725, 726, 727, 729
Engenharia CivilLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática544, 581, 582
Engenharia de ComputadoresLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática481, 521, 522, 523, 525
Engenharia Eletrónica e TelecomunicaçõesLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática481, 521, 522, 523, 525
Engenharia InformáticaLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática481, 521, 522, 523, 525
PsicologiaLíngua e Cultura Portuguesa e Psicologia ou

Matemática para as Ciências Sociais e Educação

761, 762

*- O estudante terá de optar por uma das provas da componente específica, escolhendo a que for mais adequada ao seu percurso formativo

** – No caso de ingresso na Licenciatura em Educação Física e Desporto é obrigatório a apresentação do documento comprovativo de cumprimento do pré-requisito do Grupo E – Aptidão funcional e física.

*** – No caso de ingresso na Licenciatura em enfermagem é obrigatório a apresentação do documento comprovativo de cumprimento do pré-requisito do Grupo A – Comunicação interpessoal.