Discentes do IPTL participam na tertúlia “Saúde Mental na Adolescência – Desafios Atuais na RAM”

No passado dia 22 de maio de 2025, os discentes do 3.º ano do curso de Técnico de Desporto do IPTL marcaram presença na tertúlia “Saúde Mental na Adolescência – Desafios Atuais na RAM”, que teve lugar no C.C. Plaza Madeira.
A participação nesta iniciativa enquadra-se no interesse do IPTL em promover junto dos seus discentes uma formação integral, que vá além das competências técnicas e valorize também o desenvolvimento pessoal, emocional e social. Considerando a extrema relevância do tema para a área de estudo e para o contexto atual da juventude, a atividade foi integrada no plano de formação dos alunos.
Os discentes estiveram acompanhados pelo diretor de turma Pedro Nogueira e pela coordenadora pedagógica e psicóloga da escola, Diana Arraiol, que destacaram a pertinência da reflexão sobre a saúde mental em contexto educativo e desportivo.
O evento, organizado pelo Departamento de Investigação do CRPSF – Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família, contou com um painel de oradores reconhecidos na RAM:
  • Ricardo Alves, médico psiquiatra e diretor clínico do CRPSF
  • Nélson Carvalho, psicólogo e diretor de serviços da UCAD
  • Miguel Andrade, nutricionista do C.S. Bom Jesus
  • Ana Luísa Correia, investigadora da Universidade da Madeira
Moderada por Filipe Gonçalves, jornalista da RTP Madeira, a tertúlia proporcionou momentos de partilha e reflexão sobre os desafios emocionais enfrentados pelos jovens, o papel das redes sociais, da escola, da família e dos profissionais de saúde.
A participação nesta sessão representou um importante contributo para a sensibilização dos alunos do IPTL para a promoção do bem-estar psicológico e a prevenção de comportamentos de risco, áreas essenciais no perfil profissional de um futuro técnico de desporto.