IPTL em conjunto com a ARDITI Promove Ação de Sensibilização “Microplásticos: Tecnologia e Consumo”

No dia 15 de outubro, a turma do curso Técnico/a de Desporto 5 (TD5), no âmbito da disciplina de Área de Integração e inserido no tema “Ser Humano: uma relação sustentável”, participou numa enriquecedora ação de sensibilização intitulada “Microplásticos: Tecnologia e Consumo”, promovida pela ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação) e conduzida pelo Professor João Baptista.
A iniciativa, que atraiu os discentes da turma de TD5, focou-se em como o uso da tecnologia pode influenciar tanto a produção como a redução de microplásticos, pequenos fragmentos de plástico que se tornaram uma das principais ameaças à saúde dos ecossistemas globais. O Prof. João Baptista explorou o papel que o consumo excessivo de plásticos tem desempenhado na crescente poluição dos oceanos e como a tecnologia pode ser usada para mitigar os seus efeitos.
Durante a palestra, os alunos puderam explorar, através de exercícios práticos, os diferentes tipos de plástico que fazem parte dos objetos do nosso dia a dia, bem como o seu comportamento no meio ambiente, resultado dos nossos hábitos de utilização diária, e entender que o ciclo de vida dos objetos poderá influenciar a produção de microplástico.
A ação “Microplásticos: Tecnologia e Consumo” enquadra-se na missão da ARDITI de promover a inovação e o desenvolvimento sustentável através da ciência e tecnologia. Para a comunidade escolar, foi um evento marcante que despertou consciências e gerou importantes reflexões sobre o papel de cada um na construção de um futuro mais ecológico.
O IPTL continuará a promover atividades de sensibilização ambiental, contando com parceiros como a ARDITI para educar e inspirar os alunos a serem agentes de mudança na luta contra a poluição por plásticos.