Mais vale uma mão inchada que uma enxada na mão

É o que diz o povo… Mas os nossos formandos do 2º ano do curso de Técnico(a) de Apoio à Gestão Desportiva, mostraram que quando é por uma boa causa, mais vale uma enxada na mão que uma mão inchada.

Foi com este pensamento que estes formandos, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento – Educação Ambiental, participaram numa atividade de reflorestação e sensibilização para a importância da conservação da natureza, com o apoio e orientação do Parque Ecológico do Funchal.

O IPTL em seu nome e em nome dos seus formandos, agradece a forma atenciosa como foram recebidos e a oportunidade de podermos dar um pouco de nós, em benefício de todos.

“Sobe e desce, desce e sobe, serra fora”

Com tantas descidas, subidas e mais descidas e subidas… ainda bem que são alunos do 2.º ano do curso de Técnico(a) de Desporto, “cá se não, era um pancume nas pernas” … 

Com maior ou menor dificuldade, o objetivo foi cumprido e realizaram um percurso pedestre, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento – Educação Ambiental, visando a sensibilização e consciencialização para a importância da conservação e preservação da natureza, com o apoio e orientação dos técnicos do Parque Ecológico do Funchal.

O IPTL em seu nome e em nome dos seus formandos, agradece a forma atenciosa como foram recebidos e o conhecimento que lhes foi transmitido.

Aprender através das experiências de “outro”

Os formandos do 2º ano do curso de Técnico(a) de Desporto, no âmbito do módulo de “Ténis de Mesa”, receberam hoje a visita do atleta Duarte Fernandes. Este ilustre “outro” foi atleta da formação do CD São Roque, fez parte do CTM Mirandela e do GD do Juncal (Açores). Representa atualmente a AD Galomar na 1ª nacional de seniores masculinos e conta no seu currículo com títulos de campeão nacional de equipas, participação num campeonato europeu e num mundial.

Foi com base nestas experiências, como atleta e como pessoa, que o diálogo com os nossos alunos se tornou numa constante troca de batimentos de direita e esqu… perdão. Constante troca de perguntas e respostas, que contribuíram para o conhecimento sobre o que é o ténis de mesa e tudo o que o envolve.

O IPTL em seu nome e em nome dos seus formandos, agradece a sua presença, disponibilidade e atenção para com os mesmos.

Esclarecimentos Pré Inscrições Place 2021/2022

Voltamos a informar todos os alunos que tenham efetuado, ou venham a efetuar, uma pré-inscrição, para os cursos neste Instituto, com o(a) seu/sua diretor(a) de turma através da plataforma Place, terão que fazer a pré-inscrição no site do IPTL.

A referida Pré-inscrição na plataforma Place é apenas uma lista de preferências dos alunos, não inscreve os alunos no IPTL

Se ainda não conheces a nossa oferta formativa podes consultá-la abaixo.

Para mais informações contacta-nos

Provas de avaliação dos conhecimentos e competências para ingresso no ensino superior

Edital Provas de avaliação dos conhecimentos e competências para ingresso no ensino superior para os alunos dos cursos profissionais de dupla certificação de nível secundário e dos cursos artísticos especializados 2021.

O PTL vem comunicar-vos que a Universidade da Madeira criou, na sua página institucional, o sítio https://www.uma.pt/admissao/vias-profissionalizantes/provasdeavaliacao onde concentra as informações sobre o concurso especial para acesso a licenciaturas para detentores de dupla certificação de ensino secundário (por cursos profissionais e cursos artísticos especializados).

Na Universidade da Madeira, a inscrição na Prova de Conhecimentos e Competências decorrerá entre 31 de maio e 23 de junho, através de plataforma http://candidaturas.uma.pt

Quem obtiver aprovação na Prova, poderá apresentar candidatura a até 3 aos cursos de licenciatura, ministrados na Rede Sul e Ilhas que abram vagas para este contingente. A candidatura ao ensino superior decorrerá no site da DGES em calendário a definir.

Por favor não hesitem em nos contactar se necessitarem de mais alguma informação adicional.

Lista dos Cursos da UMa / Códigos CNAEF dos cursos de dupla certificação que podem apresentar candidatura aos cursos da UMa / Vagas dos cursos da UMa

A prova é constituída por 2 partes:

A – Língua e Cultura Portuguesa realizada por todos os candidatos

B – Prova Específica realizada pelos candidatos em função do curso de dupla certificação/cursos artísticos especializados que concluiu e do curso de licenciatura a que se pretende candidatar. 

1.º Ciclos da UMa Prova Áreas CNAEF de cursos de dupla certificação de ensino secundário que dão acesso ao curso da UMa
Artes VisuaisLíngua e Cultura Portuguesa e História da Cultura e das Artes214
BiologiaLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática* ou

Biologia*

524, 541

Direção e Gestão HoteleiraLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática* ou

Economia*

811, 812

Educação Física e Desporto**Língua e Cultura Português e Psicologia* ou

Economia*

813

Enfermagem***Língua e Cultura Portuguesa e Biologia724, 725, 726, 727, 729
Engenharia CivilLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática544, 581, 582
Engenharia de ComputadoresLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática481, 521, 522, 523, 525
Engenharia Eletrónica e TelecomunicaçõesLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática481, 521, 522, 523, 525
Engenharia InformáticaLíngua e Cultura Portuguesa e Matemática481, 521, 522, 523, 525
PsicologiaLíngua e Cultura Portuguesa e Psicologia ou

Matemática para as Ciências Sociais e Educação

761, 762

*- O estudante terá de optar por uma das provas da componente específica, escolhendo a que for mais adequada ao seu percurso formativo

** – No caso de ingresso na Licenciatura em Educação Física e Desporto é obrigatório a apresentação do documento comprovativo de cumprimento do pré-requisito do Grupo E – Aptidão funcional e física.

*** – No caso de ingresso na Licenciatura em enfermagem é obrigatório a apresentação do documento comprovativo de cumprimento do pré-requisito do Grupo A – Comunicação interpessoal.

O andebol esteve no IPTL

 

Os formandos do 1º ano do curso de Técnico(a) de Desporto, no âmbito do módulo de “Andebol – Iniciação”, receberam hoje a visita do Prof. Paulo Fidalgo.

Foi na qualidade de ex-jogador internacional de andebol, de treinador da equipa sénior do Madeira Andebol SAD, de treinador-adjunto da Seleção Nacional A masculina de andebol e do homem Paulo Fidalgo, que visitou os nossos futuros técnicos de desporto e com estes “discutiu o andebol”.

O IPTL em seu nome e em nome dos seus formandos, agradece a sua presença, disponibilidade e atenção para com os mesmos.

Foi sem dúvida um momento de mais-valia na formação académica e pessoal dos nossos formandos.