Exames Nacionais – Inscrições

O IPTL vem por este meio comunicar aos seus alunos, que pretendem realizar a sua inscrição nos exames nacionais, os procedimentos a efetuar para a concretização da inscrição, definidos pelo Júri Nacional de Exames (Direção-geral da Educação).

Aproveitamos para reforçar que o IPTL não faz parte das escolas onde se realizam exames nacionais.

A inscrição para os exames deve respeitar os procedimentos abaixo descritos e deve ser feita online, já disponível, no site da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva (http://mirror.ebsaas.com/)

Anexo Comunicação

Anexo Boletim

Anexo Instruções de Preenchimento

Anexo Lista Códigos Exames

COMUNICAÇÃO N.º 2/JNE/2020

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emite a seguinte orientação para a realização daquelas inscrições:

 1. As escolas procedem à disponibilização de boletins de inscrição (modelo EMEC), em formato editável nas suas páginas eletrónicas;

 2. Os alunos, ou os seus encarregados de educação, descarregam, preenchem e enviam o referido boletim, devidamente preenchido, para o correio eletrónico disponibilizado pela escola;

3. No caso de o aluno já dispor do boletim EMEC, poderá, em alternativa ao procedimento descrito em 2., proceder ao seu preenchimento, digitalização e envio para o correio eletrónico disponibilizado pela escola;

 4. Os alunos deverão, igualmente, enviar o pedido de atribuição de senha efetuado na página eletrónica da Direção-Geral do Ensino Superior – em www.dges.gov.pt (cf. ponto 33 do Guia Geral de Exames 2020).

 5. As escolas confirmam aos alunos, ou aos seus encarregados de educação, a receção dos correios eletrónicos enviados por estes (cf. ponto 2, 3 e 4);

 6. As escolas devem proceder à verificação da conformidade da inscrição relativamente à situação escolar do aluno e, em caso de eventuais desconformidades, contactar o encarregado de educação para as necessárias correções;

 7. Nas situações em que o procedimento descrito nos pontos anteriores não for possível, podem, ainda, os alunos, ou os seus encarregados de educação, proceder à inscrição através do preenchimento do formulário disponível aqui;

 8. As escolas acompanham o processo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário e, antes do fim do prazo do mesmo, contactam os seus alunos, ou os encarregados de educação, que ainda não procederam à respetiva inscrição, para que o façam.

 9. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial, os alunos que procederam à inscrição através de correio eletrónico ou de formulário, entregam o boletim de inscrição (modelo descarregado ou original EMEC) preenchido e assinado pelo encarregado de educação ou aluno, quando maior, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição;

 10. As escolas divulgam, nas respetivas páginas eletrónicas e através de outros meios que julguem mais eficazes, os procedimentos de inscrição para as provas e exames ora adotados, procurando garantir que as famílias, incluindo os alunos autopropostos que não frequentam qualquer estabelecimento de ensino, tenham conhecimento desses procedimentos.

COMUNICADO Covid-19

Exma. Comunidade Escolar do IPTL

Cooperação, compreensão e resiliência… são caraterísticas intrínsecas da nossa comunidade escolar, e mais do que nunca, terão que prevalecer nos dias que se avizinham.

O IPTL sempre pautou a sua atuação no combate à propagação da COVID-19 pelas recomendações e determinações das autoridades de saúde locais e nacionais.

Como é do conhecimento de todos, foi decretado o encerramento de todos os estabelecimentos escolares a partir da próxima segunda-feira e até ao fim das férias da Páscoa.

Assim sendo, determina-se:

– a suspensão das atividades letivas, e não letivas, presenciais até ao dia 27 de março. Seguida da interrupção letiva da Páscoa entre os dias 30 de março e 13 de abril.

O IPTL vai continuar a acompanhar o evoluir da situação e de todas as determinações e recomendações das autoridades, locais e nacionais, de saúde e de ensino.

Desejamos o melhor para Vós e para os Vossos…

Formação Modular em Segurança Básica – Cancelada

O Instituto Profissional de Transportes e Logística da Madeira (IPTL), entidade de formação acreditada pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) para a formação de cursos de qualificação no âmbito da Convenção STCW (Normas de Formação, de Certificação e de Serviços de Quartos para os Marítimos) candidatou-se a um projeto financiado de formação destinado a empregados no ativo na área da Segurança, nomeadamente o curso de Segurança Básica.

Foi aprovado a realização de duas ações deste curso e destinam-se a marítimos que detenham o 6º ano de escolaridade ou frequência do 9º ano de escolaridade.

Vimos pelo presente informar que a sessão prevista para dia 19 de março de 2020 às 10h00,  foi cancelada.

Brevemente iremos anunciar a nova data.