Consulta Pública sobre a Estratégica Nacional para o Mar 2021 – 2030

Decorre desde 28 de setembro até dia 02 de novembro de 2020 uma consulta pública sobre a Estratégia Nacional para o Mar – 2021-2030.

Este é um instrumento de política pública para o Mar que apresenta a visão, objetivos, áreas de intervenção e metas do país para o período 2021–2030, no que se refere ao modelo de desenvolvimento do Oceano. Este modelo parte do Oceano como um dos principais pilares de sustentabilidade do planeta, e está assente nos princípios da preservação e utilização sustentável dos recursos e serviços dos ecossistemas marinhos em harmonia com o desenvolvimento económico, social e ambiental que se pretende para Portugal até 2030.

“Portugal e o mundo enfrentam hoje e nos próximos dez anos grandes desafios globais. As alterações climáticas, a sobre exploração dos recursos naturais do planeta e o declínio da sua biodiversidade, a fome e a sede, a saúde humana e dos ecossistemas e a perda de bens e saberes ligados ao património cultural são sombras que teremos de reverter durante a próxima década. Para delinear as melhores medidas no combate a todos estes  desafios, esta estratégia está organizada em torno de dez grandes objetivos estratégicos (OE) para a década”.

Tendo em conta a relevância e o papel central que o Oceano pode desempenhar globalmente na próxima década, a DGPM pretende com esta Consulta Pública receber contributos com vista à prossecução do objetivo que subjaz à elaboração desta nova Estratégia.

Esta é uma oportunidade para o cidadão deixar contributos para a Estratégia Nacional para o Mar 2021 -2030 e pode fazê-lo através de:

https://www.dgpm.mm.gov.pt/consulta-publica-enm2030

Governo Regional da Madeira apoia o crescimento e sustentação do Registo Internacional de Navios da Madeira

No passado dia 17 de setembro foi publicada a Portaria 561/2020 pela  Vice-Presidência do Governo Regional,  que promove a alteração das taxas de registo inicial de navios, bem como das taxas de manutenção anual do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR).

Esta medida pretende incrementar a atratividade do MAR, através da redução substancial da taxa aplicável aos novos navios que efetuem o seu registo, nomeadamente por parte dos armadores que contenham um número significativo de embarcações já registadas.

Esta alteração, tem como objetivo, auxiliar os armadores internacionais a ultrapassar as vicissitudes derivadas desta crise económica à escala mundial.

Este é um sinal claro de que Portugal está empenhado no crescimento do MAR.

 

Formação Marítima Últimas Inscrições

O IPTL  está preparar a oferta formativa para o 3º trimestre de 2020 na área da marinha de comércio e pescas.

As inscrições estão abertas para os seguintes cursos, com data prevista para setembro:

  • Marinheiro
  • Pescador

A frequência com aproveitamento nestes cursos possibilita o acesso à cédula marítima na respetiva categoria e a obtenção do Certificado de Qualificação em Segurança Básica, requisito obrigatório a partir de 1 de janeiro de 2021.

Para mais informações contacte-nos.

A RECUPERAÇÃO AZUL E O “SUPER-ANO” DO OCEANO QUE CHEGA ATRASADO

No último webinar da World Ocean Initiative, os palestrantes expressaram otimismo sobre o tempo da pausa pandémica para fazer progressos na sustentabilidade dos oceanos, na biodiversidade e nas mudanças climáticas.

A pandemia atingiu fortemente os principais setores da economia portuguesa, particularmente o turismo costeiro e a exportação de produtos marítimos. Também levou ao adiamento da Conferência da ONU Sobre os Oceanos que estava, originalmente, programada para ter lugar em Portugal em junho de 2020.

As medidas de recuperação, segundo o Ministro português, concentraram-se no apoio às comunidades costeiras, incluindo o aumento da infraestrutura da pesca e o fornecimento de mecanismos de compensação relativos ao turismo. Portugal também aproveitou fundos da UE para apoiar as comunidades afetadas pela pandemia.

O ano de 2021 pode muito bem vir-se a tornar o novo “super-ano” do oceano — para Portugal será crucial, não apenas por causa da Conferência Sobre Os Oceanos adiada, mas também por causa da Presidência portuguesa da UE no primeiro semestre.

O governo português criou, ainda, uma nova estrutura para apoiar a UN Decade of Ocean Science, disse o Ministro. Portugal será o país-sede da oitava anual World Ocean Summit & Expo, que se realizará em Lisboa nos dias 2 a 4 de março de 2021. O evento incidirá sobre a aceleração de uma economia oceânica sustentável e incluirá seis eixos da indústria orientadas para a ação, cobrindo aquicultura, pesca, energia, plásticos, transporte marítimo e turismo.

Reveja aqui, na íntegra, as apresentações.

Publicação BLOG “Mare Marinheiros

 

CONHEÇA O ÚNICO CATAMARÃ MOVIDO A ENERGIA SOLAR NA MADEIRA

A embarcação foi construída de raiz em Olhão e hoje faz viagens marítimo-turísticas ao longo da Costa Norte madeirense.

Leia a notícia na integra no DN Madeira

 

Novo Ano Letivo 2020/2021

 

Exma. Comunidade Escolar do IPTL

É desejo da equipa IPTL que esteja tudo bem convosco e com os vossos.

O ano escolar 2020/2021 está já aí “ao virar da esquina”. O dia 14 de setembro, marca o arranque oficial do novo ano letivo, com 185 formandos distribuídos por 9 turmas.

Queremos por isso dar as boas-vindas a todos os formandos, encarregados de educação, docentes e não docentes que fazem parte desta comunidade escolar, em particular aos que embarcam pela primeira vez nesta aventura aliciante e enriquecedora que é o ensino profissional.

Deixar uma mensagem de confiança e de certeza, de que tudo fizemos, e continuamos a fazer, para que o regresso às aulas seja feito dentro da nova normalidade e em segurança.

Nós fizemos e fazemos a nossa parte… falta agora a vossa…

  • Etiqueta respiratória;
  • Higienização das mãos;
  • Distanciamento físico;
  • Utilização de máscara;
  • Estar atento aos critérios clínicos (febre ou tosse ou dificuldade respiratória) e atuar em caso de suspeita (SRS Madeira 800 24 24 20).

Não é assim tão difícil… basta apenas cumprir com estas regras de higiene e segurança que são fáceis, de extrema importância e com grande impacto no combate ao COVID-19.

Desejamos a todos um excelente ano letivo!!!

Contamos, uma vez mais, com a vossa colaboração, cooperação e resiliência…