Rumo ao Futuro Profissional 2019

Rumo ao Futuro Profissional 2019

Seis concelhos… Seis divulgações… E um sem número de apresentações e esclarecimentos a potencias alunos do IPTL.

Poderíamos resumir, desta forma, a participação do IPTL na edição deste ano do evento Rumo ao Futuro Profissional. Mas seria pouco…

Além da possibilidade de divulgarmos a nossa oferta formativa 2019/2020. Estes encontros permitiram-nos ouvir os alunos e conhecer as suas ambições, conversar sobre os cursos e seus perfis de saída, esclarecer dúvidas e equívocos, facilitando-lhes a tomada de decisão sobre o Futuro do seu Rumo escolar.

Festa do Desporto Escolar 2019

Competências desportivas, sociais e morais… Os principais troféus ganhos pelos atletas do IPTL na festa do desporto escolar.

A participação deste ano contou com 34 alunos, no escalão de juniores/seniores, distribuídos pelas modalidades de andebol, badminton e futsal masculinos, e voleibol feminino.

Desportivamente falando…

– Os “pupilos do andebol” obtiveram o 1º lugar, sagrando-se campeões da competição, vencendo na final a equipa da Escola Jaime Moniz.

– Os “jogadores do futsal” alcançaram, com muito esforço e sacrifício, um honroso 4º lugar.

– No badminton, os nossos “atletas volantes”, tiveram uma participação meritória ultrapassando vários adversários ao longo da prova.

– Por último, mas não menos importante, um agradecimento especial às nossas “meninas do voleibol” que abraçaram o desafio, Desporto Escolar, e representaram as cores do IPTL com dedicação, disciplina e espírito de equipa.

Parabéns a todos.

Dia Mundial sem tabaco

Dia Mundial sem tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado a 31 de maio.

O IPTL, associou-se à data e, organizou uma ação de sensibilização com o objetivo de consciencializar os alunos para os efeitos nefastos que os hábitos tabagísticos acarretam para a sua saúde e para a saúde dos que os rodeiam.

A ação contou com a colaboração, imprescindível, da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências – UCAD. Todos os esclarecimentos e alertas, sobre esta temática, ficaram a cargo das excelentes intervenções da Dra. Rubina Gouveia e Dra. Nazaré Freitas.

Aproveitamos a oportunidade para desmistificar algumas ideias pré-concebidas sobre o consumo do tabaco:

Fumar um cigarro relaxa e alivia o stress.

Mito ou verdade? Mito – O tabaco não tem propriedades relaxantes porque é um estimulante. A aparente sensação de alívio que se sente ao fumar um cigarro deve-se à supressão dos sintomas de abstinência produzidos pela falta de nicotina no cérebro.

Não dependo do tabaco, posso deixar de fumar quando quiser.

Mito ou verdade? Mito – A dependência do tabaco é difícil de interromper e para deixar de fumar há que se consciencializar seriamente sobre isso.

Quando se deixa de fumar passa-se muito mal. É pior o remédio que a enfermidade.

Mito ou verdade? Mito – É certo que quando se deixa de fumar, a dependência à nicotina provoca mal estar, no entanto é uma sensação temporal, uma vez que os benefícios são evidentes e aparecem poucos dias após abandonar o consumo.

Deixar de fumar faz engordar.

Mito ou verdade? Mito – Este mito é usado com frequência para não deixar de fumar. O abandono do tabaco pode levar a um aumento do peso, devido à maior ansiedade provocada pelo síndrome de abstinência, à melhoria do paladar e do olfato que podem contribuir para um aumento do peso. No entanto não se esqueça que só engorda conforme aquilo que come. Realize uma alimentação adequada e exercício físico moderado.

O tabaco só faz mal a quem fuma.

Mito ou verdade? Mito – O tabaco é a primeira causa de morte nos países industrializados. Um em cada dois fumadores morre por questões relacionadas com tabaco. Os fumadores passivos também estão expostos ao fumo do cigarro, sofrendo efeitos imediatos como irritação nos olhos, tosse, dores de cabeça, aumento dos problemas cardíacos e respiratórios.

(Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM. (2019). Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências. Disponível em: http://www.iasaude.pt/ucad/index.php/prevencao/mitos)