No dia 10 de dezembro, a turma Técnico de Desporto – 5 dinamizou uma atividade especial para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Inserida no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento e Área de Integração através do módulo “Cultura Global ou Globalização de Culturas”, esta iniciativa teve como objetivo principal destacar a importância do reconhecimento dos direitos humanos como valores universais e globais.
Os alunos participaram ativamente na criação de um “estendal” com ilustrações alusivas aos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Estas encontram-se expostas na escadaria que liga o piso 0 ao piso 1, passagem entre o rés do chão e o primeiro piso da escola, com o intuito de sensibilizar a comunidade educativa para os desafios e desigualdades que ainda persistem à escala global, enfatizando o papel de cada indivíduo e da sociedade na construção de um mundo mais justo e igualitário.
Esta ação transmitiu uma mensagem de esperança e compromisso, sublinhando a importância de construir um futuro onde os direitos humanos sejam não só reconhecidos, mas também garantidos para todos, independentemente da origem, etnia, religião ou género.
Celebrado anualmente desde 1948, o Dia Internacional dos Direitos Humanos é um marco para lembrar a necessidade de trabalhar coletivamente pela proteção e promoção dos direitos fundamentais de todos os indivíduos.
A atividade organizada pela turma TD5 reforçou esta missão, evidenciando o papel crucial da educação na formação de uma cidadania global consciente e ativa.