Mergulho no Mar da Madeira a 360º
No passado dia 22 de abril, decorreu a atividade ‘Mergulho no Mar da Madeira a 360º’, uma iniciativa dinamizada no âmbito do projeto Escola Azul do IPTL em colaboração com a Direção Regional de Pescas e Mar.
A iniciativa teve como principal objetivo consciencializar, de uma forma lúdica e mais apelativa, a população discente deste estabelecimento, através de ferramentas virtuais – designadamente as novas máscaras 360º –, para a importância da conservação da biodiversidade marinha da Madeira, “levando o mar à Escola”.
Usufruíram desta atividade cerca de 44 alunos das turmas de Técnico/a de Mecânica Naval (1º ano) e de Técnico/a de Desporto (2ºano).
Esta intervenção educativa, revelou-se “francamente motivadora dos alunos consciencializando e alertando-os para as diferentes ameaças que recaem sobre o mar e, consequentemente, para a necessidade de prevenção através da adoção de posturas civicamente responsáveis”.
Torneio Voleibol 24
Realizou-se, ontem, dia 23 de abril, no Pavilhão dos Trabalhadores o I Torneio de Voleibol 4×4 organizado pela turma de 1º ano de Técnico/a de Desporto 5, sob a orientação da docente Isabel Brazão.
Esta atividade realizou-se no âmbito do módulo de Voleibol – Regulamentos e Arbitragem, da disciplina de Modalidades Coletivas e Atividades de Exploração da Natureza, e permitiu aos alunos perceber a dinâmica da organização de um torneio bem como as especificidades do jogo 4X4.
Nesta atividade estiveram envolvidos todos os alunos da comunidade escolar, e foi um momento de convívio para todos os envolvidos.
No final, a equipa “Os Profs” foi a vencedora e a jogadora Mariana Valdez foi eleita a melhor jogadora em campo.
Projeto CBM-VET junta parceiros na ilha.
Nos passados dias 16 e 17 de abril, no âmbito do projeto de capacitação no domínio da formação e do ensino profissional marítimo (Capacity Building in the Field of Maritime Vocational Education Training – CBM-VET), financiado pela União Europeia, através do Programa ERAMUS +, que conta com parceiros de Portugal, Espanha e de São Tomé e Príncipe, realizaram-se várias visitas técnicas na ilha da Madeira.
Os parceiros deste projeto contam com representantes de São Tomé e Príncipe (MAR AMBIENTE E PESCA ARTESANAL, Agência de Promoção de Comércio e Investimento e DECEL), de Portugal (QUALISEG, ENGENHARIA E GESTAO LDA) e da Espanha (EVM). O IPTL, como parceiro anfitrião, organizou diferentes experiências, nomeadamente uma visita à Lota do Funchal, à Secretaria Regional do Mar e Pescas, ao Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, à Fábrica do Grupo Vidinha, ao Mercado dos Lavradores e, por fim às instalações do IPTL. O objetivo destas visitas visou ilustrar a realidade madeirense no âmbito da formação profissional no domínio do mar e pescas. Ao longo destes dois dias as várias visitas resultaram numa maior capacitação e força de trabalho promovida através da concretização deste projeto.