O IPTL abraçou o desafio lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e hoje desafiamos a comunidade educativa a vestir uma peça de roupa cor-de-rosa.
O papel das comunidades escolares, neste jornada tem sido valioso!
O IPTL abraçou o desafio lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e hoje desafiamos a comunidade educativa a vestir uma peça de roupa cor-de-rosa.
O papel das comunidades escolares, neste jornada tem sido valioso!
No passado dia 28 de outubro, integrado no módulo de atletismo – iniciação, os alunos do 1º ano de técnico de desporto tiveram oportunidade de participar na organização do Mega Sprinter Regional que decorreu na Pista do Carmo, no estádio de Câmara de lobos.
O Torneio MegaSprinter é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Atletismo em parceria com a Direção Geral de Educação / Desporto Escolar, que tem tido um enorme sucesso a nível nacional. Ao nível regional a parceria é assumida entre a Associação de Atletismo da R.A.M. e a Direção de Serviços do Desporto Escolar.
O Torneio MegaSprinter é um torneio de atletismo constituído por três provas – uma corrida de velocidade, um salto e um lançamento e tem como objetivos:
– Motivar e sensibilizar os alunos para a prática de atletismo;
– Envolver a generalidade dos alunos numa atividade competitiva simples a partir das aulas curriculares;
– Detetar talentos desportivos.
Neste sentido, os nossos alunos tiveram oportunidade de participar, ativamente, na organização e no ajuizamento das provas.
No dia 27 de outubro, os alunos da turma de Técnico(a) de Mecatrónica automóvel 4 e 7 foram ao parque de assistências do Rally Madeira Legend 2023 acompanhar as verificações técnicas das viaturas que irão participar na prova.
A visita de estudo foi integrada no módulo de Diagnóstico e Reparação em Sistemas de Travagem, da disciplina de Sistemas de Travagem, Direção, Suspensão e Rodas e no módulo de A Comunicação e a construção do indivíduo; A Identidade Regional; Da Multiplicidade dos Saberes à Ciência, da disciplina de área de integração.
Os alunos foram acompanhados pelos formadores da disciplina Pedro Faria e Alícia Teixeira.
A 26 de outubro de 2008, abrimos as portas para cerca de 160 alunos divididos em 8 turmas de cursos profissionais. O IPTL oferecia uma vasta oferta formativa em áreas inovadoras e de necessidade para o mercado regional.
Um projeto ambicioso e desafiador que ao longo dos anos tem vindo a ser mantido com muito profissionalismo e dedicação.
Para os mais críticos, não iriamos conseguir, mas 15 anos depois cá estamos e fruto do nosso trabalho e de quem, efetivamente, acreditou em nós. Crescemos, aumentamos a nossa oferta formativa, alargamos a nossa área de atuação e somos um instituto de referência.
Aos alunos, encarregados de educação, equipa pedagógica e todas as entidades que acreditaram neste projeto o nosso Muito Obrigada.
No passado dia 20 de outubro, integrado no módulo de atividades de exploração da natureza do 3º ano da disciplina de educação física, realizou-se uma Caminhada na Vereda da Ponta de S. Lourenço.
Esta atividade teve como objetivos realizar uma caminhada definida e acompanhada (pelo professor), em terreno irregular e desnivelado, respeitando as regras de organização, participação e normas de segurança; e preservando a qualidade do ambiente (preservação ecológica).
Tiveram envolvidos na mesma cerca de 46 alunos acompanhados pelos docentes de educação física e respetivos coordenadores pedagógicos.
Durante esta ação os alunos estiveram acompanhados pelos professores das disciplinas de Tecnologia de Informação e Comunicação e de Física e Química, bem como pela coordenadora do curso.
No dia 12 de outubro, integrado na disciplina de tecnologia de informação e comunicação e no módulo de Remo, realizou-se uma vista de estudo às instalações da Escola do Mar da Escola de 2° e 3° ciclo do Caniço situada na praia dos reis magos.
Com esta visita pretendeu-se dar a conhecer as atividades que são desenvolvidas no âmbito do projeto Escola Azul/Escola do Mar e proporcionado aos alunos de 3º da turma de Técnico(a) de Desporto a oportunidade de experimentarem a canoagem, o SUP e o Snorkeling.
Esta atividade foi ao encontro dos objetivos que o IPTL, sendo escola de formação para marítimos, procura desenvolver nos nossos alunos, incutir uma cultura de mar.