É possível vencer a COVID
Formação Modular de Aquicultura Financiada
O mercado europeu de produtos da pesca continua a crescer, assistindo-se simultaneamente, a uma maior exigência do consumidor europeu em matéria de qualidade destes produtos e de boas práticas associadas à sua produção, verificando-se uma cada vez maior procura de produtos certificados.
A fileira das pescas e aquicultura, incluindo a transformação e comercialização, é uma das áreas de intervenção prioritárias para a concretização de vários objetivos da Estratégia Nacional para o Mar 2020-2030. A minimização de impactos nos ecossistemas marinhos, a criação de novos produtos e processos e o desenvolvimento de modelos de negócio assentes numa lógica de economia circular e digital são alguns dos seus desafios mais prementes.-2020, bem como, as orientações estratégicas da Comissão Europeia, o desenvolvimento da aquicultura em Portugal temos de ter em consideração o reforço da confiança dos consumidores assente na qualidade e segurança alimentar dos produtos da aquicultura.
O IPTL, nesta área, tem a seguinte oferta a formativa:
- Operador Aquícola
- Destinatários: empregados ativos com escolaridade entre o 6º ano e 9º ano incompleto
- Técnico Aquícola
- Destinatários: empregados ativos com escolaridade entre o 9º ano e 12º ano incompleto
Estes cursos são co-financiados pelo Madeira 14-20 e decorrem em horário pós-laboral, sendo que os participantes tem direito a subsídio de alimentação.
Para mais informações contacte-nos através iptl.mar@grupopfi.com
16 de novembro é o Dia Nacional do Mar
O Dia Nacional do Mar celebrou-se, ontem, dia 16 de novembro. Esta data deve-se ao facto da «Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar» ter entrado em vigor a 16 de novembro de 1994, sendo ratificada por Portugal em 1997.
Num ano marcado por algumas restrições que levaram ao cancelamento de vários eventos relacionados com esta temática.
A nível nacional em junho iria decorrer a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, a nível regional estava previsto para os dias 16 e 17 de novembro o Encontro do Mar que foi adiado para o mês período em 2021.
Apesar de todas as contingências, O IPTL irá continuar a valorizar as profissões marítimas e o desenvolvimento de uma formação de qualidade esperando que os tempos que se aproximam tragam ventos e marés mais calmas.
Não há Mar bravo, que não amanse…
“Voltamos a tremer”
O IPTL voltou a participar no exercício público de âmbito nacional, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), de sensibilização para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Durante um minuto, alunos, professores, funcionários e demais realizaram três gestos simples que salvam.
BAIXAR… PROTEGER… AGUARDAR…
Agradecer a todos os que possibilitaram que o IPTL pudesse contribuir, uma vez mais, para a formação cívica da nossa comunidade escolar.