O IPTL em parceria com várias entidades nacionais e internacionais está a participar num projeto financiado pela União Europeia para o desenvolvimento de um Simulador de Controlo de Poluição Marítima – Marine Pollution Control Simulator (MPCS).
O principal objetivo é o desenvolvimento de uma ferramenta inovadora, cloud-based facilmente acessível através de diferentes plataformas que permitirá a formação, avaliação ( de contexto e de desempenho) do controlo da poluição marinha a vários níveis.
Apoiado em Modelos Matemáticos, Simulação de Eventos Discretos (DES) e Aprendizagem baseada em Jogos (GBL), o MPCS adota a abordagem do jogo como uma experiência de aprendizagem para permitir ao jogador compreender o assunto num contexto real.
Esta abordagem melhora a interface, aumenta o envolvimento dos atores, constituindo, portanto, uma melhor ferramenta para a aquisição de competências. Em particular, a técnica de Massive Multiplayer Gaming (MMG) permite o envolvimento simultâneo de vários jogadores localizados em diferentes lugares, possibilitando avaliar o desempenho da equipa que enfrenta um cenário específico (i.e. derrame de hidrocarbonetos) sem utilizar meios físicos, necessários num exercício de ambiente real.
Para mais informações, aqui.