O IPTL, ao abrigo do programa ERASMUS +, obteve aprovação de financiamento para o desenvolvimento de um projeto de capacitação no domínio da educação e formação profissional em São Tomé e Príncipe. Este projeto será desenvolvido em conjunto com outras entidades nacionais e internacionais (Qualiseg, EVM, Decel, e MARAPA, sendo o IPTL o coordenador do projeto.
O CBM-VET visa apoiar a acessibilidade e capacidade de resposta das instituições de educação profissional (VET), na área marítima, em São Tomé e Príncipe, um país terceiro não associado ao programa ERASMUS +, como motor de desenvolvimento económico.
A missão deste projeto é conceber, implementar e promover uma rede de cooperação transnacional que, através do desenvolvimento de aptidões e competências para a comunidade local principalmente no sector marítimo e das pescas, e contribuir para enfrentar os desafios sociais, tecnológicos e económicos em São Tomé e Príncipe
A escolha deste país prendeu-se, com o facto, de o mesmo ter sido identificado no estudo da FAO. 2021 – Estratégia de transição da economia azul para São Tomé e Príncipe – como um país com grande potencial, mas com várias lacunas, com particular relevância nas aptidões, competências, mecanismos de garantia de qualidade, saúde e segurança, infraestruturas de aprendizagem, no domínio porto/marítimo e pescas.
Brevemente divulgaremos a página oficial do projeto.