ATLIC Ideation Lab @ IPTL

Os Ideation Labs do projeto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities, têm como objetivo reunir os participantes em um espaço colaborativo e dinâmico para identificar desafios, explorar oportunidades, gerar soluções inovadoras e impulsionar o empreendedorismo. Com essa iniciativa, o projeto busca dinamizar o ecossistema da Economia Azul no Atlântico, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação em áreas estratégicas para a região.
O projeto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities, do qual a ACIF é um dos parceiros em Portugal, tem a intenção de dinamizar o ecossistema da Economia Azul no Atlântico, através da criação de uma comunidade piloto de inovação para este sector, gerar oportunidades de inovação e fomentar o empreendedorismo jovem.
O IPTL aceitou o desafio e, em parceria com a ACIF, promoveu uma ação direcionada aos alunos do 2º ano do curso Técnico/a de Mecânica Naval. A atividade foi conduzida pela Dra. Ana Umbelino e baseou-se no compromisso do IPTL criar uma nova geração comprometida com o desenvolvimento sustentável da Economia Azul.

Ação de Sensibilização “O Papel do Voluntariado nos Jovens”

No dia 22 de outubro de 2024, foi realizada uma ação de sensibilização com o tema “O Papel do Voluntariado nos Jovens”, destinada a discentes dos cursos de Técnico/a de Mecatrónica Automóvel 6 e 7, com o objetivo de incentivar a participação dos jovens em atividades voluntárias e destacar a importância desse compromisso para o desenvolvimento social e pessoal.
A sessão, dinamizado pelo Dr. António Marques, passou pela apresentação dos benefícios do voluntariado, no fortalecimento de competências sociais, trabalho em equipa, empatia e responsabilidade cidadã, enfatizando o papel transformador do mesmo na construção de comunidades mais solidárias e resilientes.
A ação terminou com um espaço aberto para perguntas e partilhas, onde os discentes presentes puderam expressar suas dúvidas, curiosidades. e até se inscreverem para participar em futuros projetos de voluntariado promovidos pelas entidades locais.
Este evento é parte de um conjunto de ações promovidas pelo IPTL que visa envolver cada vez mais jovens em causas sociais e promover o desenvolvimento de uma cidadania ativa.

Técnicos de Mecânica Naval Visitam NRP Tejo e Navio de Patrulhamento da GNR

Os discentes do curso profissional de Técnico de Mecânica Naval tiveram a oportunidade de realizar duas visitas de estudo enriquecedoras, que proporcionaram uma visão prática do mundo marítimo. As visitas decorreram a bordo do navio NRP Tejo, da Marinha Portuguesa, e de um Navio de Patrulhamento da Guarda Nacional Republicana (GNR).
A primeira visita, ao NRP Tejo, ocorreu na passada quarta-feira e permitiu aos alunos explorar o funcionamento de uma das mais emblemáticas embarcações da Marinha. A tripulação guiou os discentes por várias seções do navio, incluindo a sala de máquinas, onde tiveram contacto direto com os equipamentos e tecnologias utilizadas no setor naval. O foco esteve nas operações de manutenção e reparação mecânica, oferecendo uma perspectiva técnica valiosa para o desenvolvimento das suas competências.
Hoje, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer um Navio de Patrulhamento da GNR, responsável pela segurança e vigilância nas águas territoriais portuguesas. A visita destacou a importância da mecânica naval na execução de missões de patrulhamento e resgate. Além de explorarem o funcionamento das máquinas e sistemas de propulsão, os alunos aprenderam sobre a aplicação de conhecimentos técnicos em situações de emergência e operações de salvamento.
Estas visitas de estudo não só reforçaram o conteúdo aprendido nas aulas, como também proporcionaram uma experiência prática única que inspira os alunos a seguir uma carreira na área da mecânica naval.
No âmbito da missão do IPTL de preparar os jovens para o futuro, estas iniciativas são fundamentais para capacitar os discentes a enfrentar os desafios do mercado de trabalho, ao proporcionar-lhes contacto direto com as tecnologias mais avançadas e os procedimentos práticos utilizados diariamente nas forças armadas e nas operações de segurança marítima.

 


IPTL Celebra o World Food Day com Campanha Solidária para Combate à Fome.

No dia 16 de outubro, celebrou-se o World Food Day (Dia Mundial da Alimentação), uma data de grande importância para refletir sobre a segurança alimentar e o combate à fome global.
Este ano, os docentes da disciplina de Inglês escolheram trabalhar o domínio de Desenvolvimento Sustentável da Cidadania e Desenvolvimento em torno deste tema.
Instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), esta data tem como objetivo sensibilizar a população sobre a necessidade de garantir alimentos suficientes e saudáveis para todos.
Para assinalar o World Food Day, a nossa escola promoveu uma campanha de angariação de alimentos não perecíveis, que foram doados à delegação da Madeira da Associação CASA.
A recolha ocorreu entre os dias 9 e 16 de outubro, nas aulas de Direção de Turma, e os itens foram posteriormente entregues na receção do IPTL. Contou-se com a colaboração de toda a comunidade escolar, que contribuiu com a entrega dos seguintes produtos:
  • Massa;
  • Arroz;
  • Enlatados;
  • Cereais;
  • Leite;
  • Bolachas;
  • Kits de higiene pessoal para pessoas em situação de sem abrigo (pasta de dentes, escova de dentes, espuma de barbear, giletes, sabonete, gel de banho, etc.).
Os itens recolhidos foram entregues no dia 17 de outubro, pelas 10h30, a uma representante da Associação.
A participação de todos foi essencial para refletir sobre o impacto das escolhas alimentares no mundo e na sociedade. O World Food Day proporcionou uma oportunidade de agir e promover mudanças significativas!

IPTL em conjunto com a ARDITI Promove Ação de Sensibilização “Microplásticos: Tecnologia e Consumo”

No dia 15 de outubro, a turma do curso Técnico/a de Desporto 5 (TD5), no âmbito da disciplina de Área de Integração e inserido no tema “Ser Humano: uma relação sustentável”, participou numa enriquecedora ação de sensibilização intitulada “Microplásticos: Tecnologia e Consumo”, promovida pela ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação) e conduzida pelo Professor João Baptista.
A iniciativa, que atraiu os discentes da turma de TD5, focou-se em como o uso da tecnologia pode influenciar tanto a produção como a redução de microplásticos, pequenos fragmentos de plástico que se tornaram uma das principais ameaças à saúde dos ecossistemas globais. O Prof. João Baptista explorou o papel que o consumo excessivo de plásticos tem desempenhado na crescente poluição dos oceanos e como a tecnologia pode ser usada para mitigar os seus efeitos.
Durante a palestra, os alunos puderam explorar, através de exercícios práticos, os diferentes tipos de plástico que fazem parte dos objetos do nosso dia a dia, bem como o seu comportamento no meio ambiente, resultado dos nossos hábitos de utilização diária, e entender que o ciclo de vida dos objetos poderá influenciar a produção de microplástico.
A ação “Microplásticos: Tecnologia e Consumo” enquadra-se na missão da ARDITI de promover a inovação e o desenvolvimento sustentável através da ciência e tecnologia. Para a comunidade escolar, foi um evento marcante que despertou consciências e gerou importantes reflexões sobre o papel de cada um na construção de um futuro mais ecológico.
O IPTL continuará a promover atividades de sensibilização ambiental, contando com parceiros como a ARDITI para educar e inspirar os alunos a serem agentes de mudança na luta contra a poluição por plásticos.

Ações de Sensibilização sobre Saúde Mental marcam o Dia Mundial da Saúde Mental no IPTL

No dia 10 de outubro, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, o IPTL organizou duas ações de sensibilização para os alunos das turma de Técnico de Desporto (TD4 e TD5).
A sessão, com TD5, conduzida pelo Dr. Marcelo Melim, teve como foco a relevância da saúde mental no desempenho desportivo e no bem-estar geral. Durante a ação abordou-se temas essenciais como:
  • A relação entre a saúde mental e o rendimento desportivo;
  • Estratégias para gerir o stress e a ansiedade no contexto desportivo;
  • O impacto da saúde mental na qualidade de vida dos atletas.
A 2ª sessão, dinamizada pela Dra. Joana Figueira, para a turma de TD4, incidiu sobre tema “Os jovens e a saúde mental”,  onde se procurou abordar os desafios emocionais que afetam os jovens procurando desmistificar preconceito e estigmas.
Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância de cuidar da mente, recebendo orientações práticas de ambos os especialistas para enfrentar os desafios emocionais que podem surgir no mundo do desporto.
A participação ativa dos estudantes demonstrou o quanto o tema é relevante e necessário, contribuindo para uma maior conscientização sobre o equilíbrio entre a saúde mental e o desempenho físico.
Em ambas as sessões procurou-se reforçar a mensagem de que o cuidado com a saúde mental é tão essencial quanto o preparo físico, promovendo um ambiente mais saudável e equilibrado para todos.
Estas iniciativas reafirmam o compromisso do IPTL em promover a educação integral dos seus alunos, destacando a importância de práticas que visem o bem-estar físico e emocional.

TORNEIO FUTSAL SOLIDÁRIO – ACREDITAR

No passado dia 30 de setembro realizou-se o Torneio Solidário de Futsal, integrado nas comemorações da Semana Europeia do Desporto 2024.
O evento teve lugar no Pavilhão dos Trabalhadores e contou com a participação entusiástica de toda a comunidade escolar, que contribuiu, através da sua inscrição, com um valor simbólico destinado à Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro – Acreditar.
Esta iniciativa enquadrou-se no Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, conhecido como Setembro Dourado, e visa apoiar esta causa, promovendo a consciencialização através do Movimento Dourado.
O IPTL – Instituto Profissional de Transportes e Logística da MadeiraI agradece profundamente a toda a comunidade escolar, em particular aos alunos, e à Administração, que se mobilizaram de forma exemplar em prol desta nobre causa.
Veja aqui as fotos do torneio.