Renovação da Frota Pesqueira

O IPTL, em parceira com a Secretária Regional de Mar e Pescas e com o apoio da Coopesca Madeira, organizou uma sessão de trabalho destinado aos armadores dos espadeiros com o objetivo de esclarecer quais os fundos comunitários disponíveis para a renovação da frota, bem como a apresentação de uma embarcação de pesca desenvolvida pelo Estaleiro Naval de Peniche.

Esta sessão decorreu, na Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, no dia 25 de janeiro, e contou com a presença do Secretário Regional do Mar e Pesca, Dr. Teófilo Cunha, e de representantes da Direção Regional das Pescas, com os armadores dos espadeiros e com um representante do estaleiro naval de Peniche.

Os espadeiros, actualmente, atravessam várias restrições legais que limitam a sua operação.

Esta primeira abordagem procurou fazer um levantamento das necessidades dos espadeiros com o objetivo de elaborar uma embarcação adequada e que cumpra os requisitos legais definidos pela legislação actual sem aumentar a capacidade de pesca.

Foi lançada uma primeira pedra para a discussão deste tema.

Certificação Operador de GMDSS

Ontem, dia 18 de janeiro, cerca de 20 marítimos foram submetidos a avaliação teórica e prática pela DGRM, após formação desenvolvida pelo IPTL durante o mês de janeiro’ 23.

Esta certificação é de extrema importância para os marítimos, pois ficaram habilitados para operar o equipamento de rádio das embarcações equipadas com o GMDSS, que naveguem nas áreas marítimas A1 a A2 nacionais.

O exame teórico decorreu nas nossas instalações, sendo que a avaliação prática em contexto real de trabalho numa embarcação da APRAM.

 

Capacity building in the field of Maritime Vocational Education and Training – CBM-VET

O IPTL, ao abrigo do programa ERASMUS +, obteve aprovação de financiamento para o desenvolvimento de um projeto de capacitação no domínio da educação e formação profissional em São Tomé e Príncipe. Este projeto será desenvolvido em conjunto com outras entidades nacionais e internacionais (Qualiseg,  EVM, Decel, e MARAPA, sendo o IPTL o coordenador do projeto.

O CBM-VET visa apoiar a acessibilidade e capacidade de resposta das instituições de educação profissional (VET), na área marítima, em São Tomé e Príncipe, um país terceiro não associado ao programa ERASMUS +, como motor de desenvolvimento económico.

A missão deste projeto é conceber, implementar e promover uma rede de cooperação transnacional que, através do desenvolvimento de aptidões e competências para a comunidade local principalmente no sector marítimo e das pescas, e contribuir para enfrentar os desafios sociais, tecnológicos e económicos em São Tomé e Príncipe

A escolha deste país prendeu-se, com o facto, de o mesmo ter sido identificado no estudo da FAO. 2021 – Estratégia de transição da economia azul para São Tomé e Príncipe – como um país com grande potencial, mas com várias lacunas, com particular relevância nas aptidões, competências, mecanismos de garantia de qualidade, saúde e segurança, infraestruturas de aprendizagem, no domínio porto/marítimo e pescas.

Brevemente divulgaremos a página oficial do projeto.

Visita ao Jardim Botânico da Madeira

Ontem a turma TMA6 visitou o Jardim Botânico da Madeira, acompanhados pela formadora Alícia Teixeira e a Técnica do IFCN, Dra. Cristina Sá. A visita contou com o percurso pelas diferentes áreas temáticas do jardim, onde se inclui o Museu de História Natural. Foi possível ainda conhecer os mais variados aspetos da diversidade da flora do Mundo, a sua origem e os seus usos. A turma saiu com uma certeza: temos um tesouro Natural na Madeira que é preciso respeitar e preservar!

Vencedores da Decoração de Natal

No dia 03 de janeiro foram encerradas as votações para eleger a Melhor Decoração de Natal.

Tendo em conta o número de gostos, as três decorações com mais reações foram: TMA3, TMA4 e TMA7. O júri votou e decidiu que a turma vencedora é: TMA4, PARABÉNS aos Vencedores!

Alerta à Navegação

 

No dia 10 de janeiro vamos dar início ao curso de operador de rádio no GMDSS nas áreas A1 A2.

Este curso permite o acesso ao certificado de operador de rádio nas áreas marítimas A1 e A2 nacionais e confere ao marítimo a competência para operar o equipamento de rádio das embarcações equipadas com o GMDSS.

Inscreve-te já.